Carregando...
X
Crie sua conta Bipp
Fale agora com um consultor ou preencha o formulário e entraremos em contato:
Blog
Blog
  • Controle financeiro na lavoura: Entenda sua importância e saiba como fazer

    Controle financeiro na lavoura: Entenda sua importância e saiba como fazer

    02/03/2022

    A agricultura brasileira tem grande relevância para a sociedade, representando, dentro do agronegócio, cerca de 26% do PIB brasileiro. Porém, o sucesso destas atividades depende muito de um controle financeiro bem realizado.

    Uma boa organização das contas da atividade faz toda a diferença, ajudando no aumento de produtividade e na economia de capital. Assim o proprietário do local pode investir em melhorias nas atividades.

    Ter um controle sobre as finanças pode ajudar muito o agricultor na tomada de decisões, minimizando custos, maximizando a produção e obter os melhores resultados financeiros que irão acontecer com o tempo.

    Dessa forma, convidamos você a entender a real importância do controle financeiro na lavoura, assim como algumas dicas para realizá-lo da melhor forma.

     

    O que é o controle financeiro na lavoura e porque ele é tão importante?

    Foi-se o tempo em que o agricultor era apenas um trabalhador da terra. Hoje em dia, o produtor rural é um considerado um empresário, com a capacidade de tomar conta da sua empresa com conhecimento técnico para o gerenciamento do negócio.

    Ao ter um controle financeiro da lavoura mais adequado, esse “empresário rural” conseguirá verificar o crescimento da sua agroempresa no mercado, além de realizar uma análise preventiva, que o ajudará a preparar a atividade para eventuais crises na produção.

    Além do mais, cuidar da saúde financeira da lavoura é um jeito de conseguir gerenciar a atividade como um todo, desde controlar a compra de insumos, até a contratação de funcionários.

    Os resultados do controle financeiro também darão respaldo para a compra de novas áreas, arrendamento, aquisição de maquinários, defensivos e insumos de boa procedência.

    Enfim, na propriedade, proceder com o controle financeiro na lavoura é fator de extrema importância para o sucesso financeiro de sua propriedade. Afinal, se o produtor não sabe quanto gastou, como vai saber quanto ganhou?

    Somente com um controle financeiro muito bem realizado é que será possível fazer com que boas colheitas tragam os lucros esperados para a lavoura.

     

    Dicas para fazer um eficiente controle financeiro na lavoura

    Para aquele empresário rural que busca ter um controle financeiro na lavoura mais efetivo e que busque melhores resultados para o seu negócio, vale seguir algumas dicas bastante importantes:

    1. Tenha total controle do fluxo de caixa do negócio

    Aquele agricultor que nunca controlou suas entradas e saídas nunca saberá se está tendo lucro ou prejuízo com sua lavoura, por isso, proceder com o controle do fluxo de caixa é imprescindível. 

    O ponto central para um bom controle do fluxo de caixa é a organização, sempre considerando tudo que entra e sai do negócio. Portanto, conheça o fluxo de caixa das contas relacionadas à lavoura, desde a compra de insumos até a venda da produção.

    A ideia aqui é conhecer as finanças relacionadas à lavoura da forma mais detalhada possível. Só assim as melhores decisões são tomadas e vão guiar o futuro das lavouras e da empresa.

    1. Identifique e busque reduzir os desperdícios na lavoura

    Em lavouras, o desperdício significa dinheiro perdido. Por isso, ter o real conhecimento dos custos da produção agrícola são fatores que ajudam a identificar focos de desperdício na lavoura e ter um melhor controle financeiro da atividade.

    Assim, com um melhor detalhamento do que é o gasto, o agricultor conseguirá entender e diferenciar tudo o que gera gasto e se comporta como um desperdício para os cofres da fazenda.

    Dessa forma, é importante verificar quais são as despesas mais importantes para a operação da lavoura e as que podem ser evitadas, ou seja, entender o que são gastos.

    Com isso, desperdícios serão encontrados e a tomada de decisão pode ser adotada. A compra excessiva de defensivos agrícolas ou o alto custo de manutenção de um equipamento importado são claros exemplos disso.

    1. Utilize a entressafra para organizar as contas

    O controle financeiro da lavoura deve ser rotina dentro de uma empresa rural, porém, há momentos (plantio e colheita, essencialmente) em que o controle das contas fica, invariavelmente, em segundo plano por excesso de atividades.

    Por isso, o agricultor pode definir uma época específica e gerenciar suas contas. E a melhor época para fazer o planejamento e controle financeiro da lavoura é a entressafra.

    No âmbito agronômico, a entressafra nada produz, mas esse período pode ser muito produtivo na organização financeira. Neste período, cabe ao agricultor realizar o balanço (receitas e despesas) da safra anterior e já realizar todo o planejamento financeiro e operacional da próxima safra.

    Por fim, para não errar, o controle financeiro na lavoura depende de muita organização do fluxo de caixa, com o máximo de informações possíveis. 

    Para isso, o uso de softwares de gestão agrícola são grandes aliados da lavoura, pois permitem gerenciar os dados de forma automatizada.

     

    Aproveite e melhore sua forma de fazer negócios. Conheça a plataforma de negócios da Bipp.

Notícias Relacionadas