-
5 tecnologias que estão revolucionando o agronegócio
01/02/2022Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial no ano de 2050 será de 9,7 bilhões de pessoas. De acordo com especialistas, teremos que produzir 60% a mais de alimentos para atender esse montante populacional.
Mas você sabia que essa tarefa só será possível mediante uso de muita tecnologia no agronegócio?
Ao longo da sua história, o uso de tecnologia no agronegócio foi e continuará sendo um fator de revolução, com esse segmento sendo palco de algumas das mais importantes transformações dos últimos anos.
E essas transformações continuam, com muitas tecnologias contribuindo com a transformação do agro, levando o setor rumo a um futuro produtivo, otimizado e sustentável. Cabe ao produtor rural conhecê-las e aplicá-las no campo.
Diante deste cenário, veja as 5 principais tecnologias do agronegócio que estão revolucionando o setor.
#1. Agricultura de precisão: um ecossistema da tecnologia do agronegócio
A agricultura de precisão é uma grande aliada do agronegócio, sendo um importante fator de transformação. Ela representa um ecossistema de tecnologias que permite ao produtor conquistar maior produtividade e rentabilidade, já que permite total mapeamento e monitoramento das áreas, otimizando o manejo das culturas.Via agricultura de precisão é possível utilizar estratégias para resolução de problemas com mais exatidão, permitindo que o produtor vá direto ao ponto necessário, tomando uma decisão muito mais assertiva.
Muitas são as tecnologias que englobam o ecossistema da agricultura de precisão, tais como: piloto automático, drones, semeadoras a taxa variável e sensores dispostos por toda a propriedade, seja no solo, seja no maquinário.
A AP, para o agronegócio, se torna peça-chave para o desenvolvimento de práticas baseadas em dados e informações de acordo com os diferentes níveis de dificuldade e características da área.
#2. Melhoramento genético e biotecnologia: tecnologia além das máquinas
Além de muitas máquinas e maquinários cada dia mais modernos, a tecnologia no agronegócio também vem se baseando no melhoramento genético, além dos avanços em biotecnologia.
Sua aplicação abrange áreas como:
- Agricultura, via melhoramento vegetal;
- Produção de alimentos das agroindústrias;
- Medicina veterinária através de clonagem;
- Obtenção de plantas transgênicas;
- Sementes sintéticas, dentre outras.
Na área da agricultura, diversas são as plantações que já usam sementes geneticamente modificadas. Elas adquirem resistência a pragas e escassez hídrica e permitem aos agricultores também usar menos agrotóxicos para combater plantas daninhas.
Assim, as cultivares mais tecnológicas oferecem mais praticidade, adaptabilidade, estabilidade, segurança e flexibilidade aos produtores rurais. Com isso, há diminuição dos gastos, além de significativo aumento da produtividade e qualidade dos alimentos.
#3: Inteligência artificial (IA): aprendizado de máquinas
Em termos simplistas, a inteligência artificial (IA) faz referência a sistemas ou máquinas que imitam a inteligência humana para executar tarefas. Elas podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que coletam.
No agronegócio, a inteligência artificial atua melhorando a autonomia dos equipamentos, máquinas e implementos, reduzindo custos e promovendo a elevação da produtividade em todas as etapas de produção.Assim, com um programa eficiente e equipado com a inteligência artificial, o produtor pode receber alertas na palma de suas mãos, via dispositivo móvel, sobre a saúde da lavoura, sobre previsões climáticas, sobre a presença de pragas e/ou doenças no campo e até mesmo sobre a produção animal, no caso da agropecuária.
#4. Internet das Coisas (IOT): maior conexão de máquinas com a internet
A internet das coisas, ou IOT (Internet of Things, em inglês) representa uma tecnologia que viabiliza a conectividade dos equipamentos e dispositivos com a internet, permitindo ao produtor e profissionais envolvidos nos tratos da fazenda o acompanhamento de todos os dados e informações da propriedade, sempre em tempo real.Esse é um tipo de tecnologia no agronegócio que permite o uso de máquinas e dispositivos autônomos, com a conexão dos equipamentos via internet facilitando o dia a dia da atividade, permitindo rastrear e identificar as áreas que estão sendo trabalhadas pelos maquinários.
Assim, essa tecnologia permite otimizar os cuidados com o campo e evitar retrabalho de manejo, conservando o solo e economizando o tempo e o custo operacional das operações.
#5. Plataformas integradas: maior capacidade de gerenciamento do agronegócio
Dentre as muitas soluções tecnológicas que estão transformando o agronegócio, as plataformas integradas são essenciais. Elas permitem integrar todo o agronegócio, da lavoura à mesa do consumidor, conectando e unificando dados gerados pelos dispositivos, sensores, satélites e demais equipamentos tecnológicos, transformando-os em algo sólido e útil para a tomada de decisão.
Há ainda plataformas específicas que permitem gerenciar as negociações entre produtores, fornecedores e consumidores, integrando todas as transações entre estes importantes elos da cadeia do agronegócio.
Assim, as plataformas que promovem a integração do agronegócio chegaram para ficar e já estão transformando a forma com que o agronegócio é gerenciado, agilizando a vida no campo e permitindo uma gestão mais eficaz de todo o agronegócio.
Para saber mais, convidamos você a conhecer a solução da BIPP que permite facilitar negociações entre produtores, fornecedores e consumidores!
- - teste
- - Fintechs entregam experiência inovadora no agro
- - Lucratividade no agronegócio: 4 passos para aumentar os lucros do seu negócio
- - 5 tecnologias que estão revolucionando o agronegócio
- - Gestão financeira do agronegócio: como facilitar e melhorar?
- - Por que investir em um sistema que facilite a compra e venda de seus produtos rurais?
- - Manejo integrado de pragas: como aplicar em seu pequeno negócio?
- - Controle financeiro na lavoura: Entenda sua importância e saiba como fazer
- - 6 passos para aumentar a venda de produtos agrícolas via Internet
- - Plataforma BIPP na prática: Como funciona e suas vantagens no dia a dia do produtor
- - Sucessão familiar no agronegócio: Por que precisamos falar sobre isso?
- - Tudo o que você precisa saber sobre agricultura de precisão
- - Boas práticas de marketing digital no agronegócio: O que funciona na venda de produtos agro?
- - 5 formas de vender sua produção agrícola de forma segura e eficiente
- - Entenda quais são os desafios da agricultura 4.0 para 2022