Carregando...
X
Crie sua conta Bipp
Fale agora com um consultor ou preencha o formulário e entraremos em contato:
Blog
Blog
  • Plataforma BIPP na prática: Como funciona e suas vantagens no dia a dia do produtor

    Plataforma BIPP na prática: Como funciona e suas vantagens no dia a dia do produtor

    04/03/2022

    O mundo vive um dos maiores desafios do século. Com isso, muitas empresas com a veia empreendedora estão contribuindo com o mercado de várias formas. São iniciativas espontâneas que contribuem para melhor enfrentamento da pandemia. 

    Uma dessas iniciativas é a da BIPP, caracterizada como uma plataforma capaz de facilitar as negociações e integrar transações de compra e venda entre Produtores, Fornecedores e Agroindústrias.

    Pensando no melhor entendimento sobre essa plataforma, fizemos este artigo. Nele, apresentaremos uma completa abordagem sobre o que é a BIPP e suas vantagens para o dia a dia dos produtores.

     

    Cenário do agronegócio brasileiro: fator de estímulo para o surgimento da BIPP

    O agronegócio brasileiro é pujante. Em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$1,55 trilhão, segundo dados do CEPEA/FGV Agro. Além disso, há mais de 66 mil CNPJs ligados ao AGRO, entre Fazendas, Agroindústrias, Cooperativas, Prestadores de Serviços, Profissionais de consultoria, pesquisa e desenvolvimento e Marcas de Veículos, máquinas e equipamentos.

    Este cenário é um “prato cheio” para startups do agro. Porém, apenas 9% das Startups do agro apresentam soluções para comercialização, ou seja, este é um mercado ainda com grandes oportunidades.

    Para aproveitar esta oportunidade e oferecer boas soluções ao agro, surgiu a startup BIPP. Essa é uma plataforma que integra as relações comerciais entre produtores rurais de alimentos com indústrias, cooperativas e Empresas de Insumos.

    Por meio da plataforma BIPP, o usuário tem a possibilidade de criar sua própria loja virtual, podendo incluir ofertas e anunciar demandas de forma gratuita e interagir com terceiros, como num grande shopping disponível na palma da mão — sendo cobrado apenas pela efetiva realização de transações financeiras.

     

    O que é a plataforma BIPP?

    A BIPP é uma plataforma que surgiu com o objetivo de facilitar as negociações entre vendedores e compradores, além de integrar transações de compra e venda entre estes elos.

    Assim, pela BIPP, o produtor rural consegue vender seus produtos de forma online para cooperativas e agroindústrias, tudo isso, sem a necessidade de depender de atravessadores. 

    Essas mesmas cooperativas e agroindústrias, por sua vez, podem operar também de forma digital e sem depender de grandes bancos. 

    No caso de estabelecimentos que vendem insumos, a vantagem de entrar para a plataforma está em acessar o produtor rural por um novo canal, o e-commerce, além de ter à mão um melhor serviço financeiro.

    Inicialmente, a BIPP tem como público pequenos e médios varejos, que realizam vendas recorrentes de produtos agropecuários, permitindo que eles façam uso de aplicativos e plataformas web.

     

    Funcionamento da plataforma para compradores e vendedores

    A Plataforma BIPP surgiu com o propósito de entender e oferecer soluções para as dores principais de produtores, varejistas, agroindústrias e empresas de insumos, tais quais apresentadas a seguir:

    PRINCIPAIS DORES

    PRODUTORES

    VAREJISTAS

    • Falta de oportunidades de vendas 

    • Pouco acesso a canais de vendas 

    • Poucas opções de recebimento de pagamentos 

    • Limitações de canais de vendas

    • Controle de Compras (oferta e demanda)

    • Relacionamento com os produtores

    • Relacionamento Compras x Financeiro Opções tradicionais de recebimento

    • Limitações de canais de compras (atravessadores)

    AGROINDÚSTRIAS

    EMPRESAS DE INSUMOS

    • Espaço para vendas online

    • Relacionamento com os produtores

    • Setor de Compras (oferta e demanda)

    • Opções tradicionais de recebimento

    • Limitações de canais de vendas

    • Espaço para vendas online

    • Meios de pagamentos

    • Opções tradicionais de recebimento

    • Limitações de canais de vendas

     

    De acordo com essas dores, a plataforma foi desenvolvida para oferecer aos compradores um maior acesso aos produtores, ou grupo de produtores, permitindo uma comercialização direta.

    Neste caso, a empresa compradora acessa o seu Dashboard e realiza sua ”Proposta” de compra que é disparada automaticamente para grupos de produtores. Ao enviar uma proposta, todos os produtores receberão automaticamente em seu aplicativo, fechando a venda e emitindo seu meio de pagamento, tudo de forma integrada.

    Já para os estabelecimentos, a plataforma oferece 3 canais de vendas digitais para os Estabelecimentos: 

    • Site Exclusivo, 

    • E-commerce do BIPP e 

    • Shopping no Aplicativo do Produtor.

    Assim, empresas que queiram vender para o Agro têm espaço exclusivo no Marketplace (e-commerce), com presença digital em todo Brasil.

    Além disso, para vendedores, a plataforma oferece o Bipp Agro Pay que, além do Split de pagamento do Marketplace e Gateways de máquinas e Links de Pagamento, permite oferecer também a emissão de boleto e recorrência.

    Para acessar o aplicativo basta baixá-lo gratuitamente nas lojas da Google (Play Store) e Apple (App Store), com pagamento apenas de taxas das transações realizadas.

     

    Conheça a plataforma BIPP e melhore sua forma de fazer negócio de forma fácil e rápida!