-
Plataforma BIPP na prática: Como funciona e suas vantagens no dia a dia do produtor
04/03/2022O mundo vive um dos maiores desafios do século. Com isso, muitas empresas com a veia empreendedora estão contribuindo com o mercado de várias formas. São iniciativas espontâneas que contribuem para melhor enfrentamento da pandemia.
Uma dessas iniciativas é a da BIPP, caracterizada como uma plataforma capaz de facilitar as negociações e integrar transações de compra e venda entre Produtores, Fornecedores e Agroindústrias.
Pensando no melhor entendimento sobre essa plataforma, fizemos este artigo. Nele, apresentaremos uma completa abordagem sobre o que é a BIPP e suas vantagens para o dia a dia dos produtores.
Cenário do agronegócio brasileiro: fator de estímulo para o surgimento da BIPP
O agronegócio brasileiro é pujante. Em 2019, a soma de bens e serviços gerados no agronegócio chegou a R$1,55 trilhão, segundo dados do CEPEA/FGV Agro. Além disso, há mais de 66 mil CNPJs ligados ao AGRO, entre Fazendas, Agroindústrias, Cooperativas, Prestadores de Serviços, Profissionais de consultoria, pesquisa e desenvolvimento e Marcas de Veículos, máquinas e equipamentos.
Este cenário é um “prato cheio” para startups do agro. Porém, apenas 9% das Startups do agro apresentam soluções para comercialização, ou seja, este é um mercado ainda com grandes oportunidades.
Para aproveitar esta oportunidade e oferecer boas soluções ao agro, surgiu a startup BIPP. Essa é uma plataforma que integra as relações comerciais entre produtores rurais de alimentos com indústrias, cooperativas e Empresas de Insumos.
Por meio da plataforma BIPP, o usuário tem a possibilidade de criar sua própria loja virtual, podendo incluir ofertas e anunciar demandas de forma gratuita e interagir com terceiros, como num grande shopping disponível na palma da mão — sendo cobrado apenas pela efetiva realização de transações financeiras.
O que é a plataforma BIPP?
A BIPP é uma plataforma que surgiu com o objetivo de facilitar as negociações entre vendedores e compradores, além de integrar transações de compra e venda entre estes elos.
Assim, pela BIPP, o produtor rural consegue vender seus produtos de forma online para cooperativas e agroindústrias, tudo isso, sem a necessidade de depender de atravessadores.
Essas mesmas cooperativas e agroindústrias, por sua vez, podem operar também de forma digital e sem depender de grandes bancos.
No caso de estabelecimentos que vendem insumos, a vantagem de entrar para a plataforma está em acessar o produtor rural por um novo canal, o e-commerce, além de ter à mão um melhor serviço financeiro.
Inicialmente, a BIPP tem como público pequenos e médios varejos, que realizam vendas recorrentes de produtos agropecuários, permitindo que eles façam uso de aplicativos e plataformas web.
Funcionamento da plataforma para compradores e vendedores
A Plataforma BIPP surgiu com o propósito de entender e oferecer soluções para as dores principais de produtores, varejistas, agroindústrias e empresas de insumos, tais quais apresentadas a seguir:
PRINCIPAIS DORES
PRODUTORES
VAREJISTAS
-
Falta de oportunidades de vendas
-
Pouco acesso a canais de vendas
-
Poucas opções de recebimento de pagamentos
-
Limitações de canais de vendas
-
Controle de Compras (oferta e demanda)
-
Relacionamento com os produtores
-
Relacionamento Compras x Financeiro Opções tradicionais de recebimento
-
Limitações de canais de compras (atravessadores)
AGROINDÚSTRIAS
EMPRESAS DE INSUMOS
-
Espaço para vendas online
-
Relacionamento com os produtores
-
Setor de Compras (oferta e demanda)
-
Opções tradicionais de recebimento
-
Limitações de canais de vendas
-
Espaço para vendas online
-
Meios de pagamentos
-
Opções tradicionais de recebimento
-
Limitações de canais de vendas
De acordo com essas dores, a plataforma foi desenvolvida para oferecer aos compradores um maior acesso aos produtores, ou grupo de produtores, permitindo uma comercialização direta.
Neste caso, a empresa compradora acessa o seu Dashboard e realiza sua ”Proposta” de compra que é disparada automaticamente para grupos de produtores. Ao enviar uma proposta, todos os produtores receberão automaticamente em seu aplicativo, fechando a venda e emitindo seu meio de pagamento, tudo de forma integrada.
Já para os estabelecimentos, a plataforma oferece 3 canais de vendas digitais para os Estabelecimentos:
-
Site Exclusivo,
-
E-commerce do BIPP e
-
Shopping no Aplicativo do Produtor.
Assim, empresas que queiram vender para o Agro têm espaço exclusivo no Marketplace (e-commerce), com presença digital em todo Brasil.
Além disso, para vendedores, a plataforma oferece o Bipp Agro Pay que, além do Split de pagamento do Marketplace e Gateways de máquinas e Links de Pagamento, permite oferecer também a emissão de boleto e recorrência.
Para acessar o aplicativo basta baixá-lo gratuitamente nas lojas da Google (Play Store) e Apple (App Store), com pagamento apenas de taxas das transações realizadas.
Conheça a plataforma BIPP e melhore sua forma de fazer negócio de forma fácil e rápida!
-
- - teste
- - Fintechs entregam experiência inovadora no agro
- - Lucratividade no agronegócio: 4 passos para aumentar os lucros do seu negócio
- - 5 tecnologias que estão revolucionando o agronegócio
- - Gestão financeira do agronegócio: como facilitar e melhorar?
- - Por que investir em um sistema que facilite a compra e venda de seus produtos rurais?
- - Manejo integrado de pragas: como aplicar em seu pequeno negócio?
- - Controle financeiro na lavoura: Entenda sua importância e saiba como fazer
- - 6 passos para aumentar a venda de produtos agrícolas via Internet
- - Plataforma BIPP na prática: Como funciona e suas vantagens no dia a dia do produtor
- - Sucessão familiar no agronegócio: Por que precisamos falar sobre isso?
- - Tudo o que você precisa saber sobre agricultura de precisão
- - Boas práticas de marketing digital no agronegócio: O que funciona na venda de produtos agro?
- - 5 formas de vender sua produção agrícola de forma segura e eficiente
- - Entenda quais são os desafios da agricultura 4.0 para 2022