Carregando...
X
Crie sua conta Bipp
Fale agora com um consultor ou preencha o formulário e entraremos em contato:
Blog
Blog
  • 6 passos para aumentar a venda de produtos agrícolas via Internet

    6 passos para aumentar a venda de produtos agrícolas via Internet

    03/03/2022

    Diante de um novo cenário mundial que surgiu com a pandemia, diversas empresas se viram obrigadas a recorrer às vendas online para continuar operando. Neste cenário, muitas empresas do agronegócio começam a ver na venda de produtos agrícolas uma tendência atual.

    Mas, assim como qualquer outro produto, a venda de produtos agrícolas pela internet deve satisfazer o cliente, seja na qualidade do produto, seja na eficiência de entrega. 

    Tomando como base o cenário de elevação da venda de produtos agrícolas pela internet e os fatores chave necessários, elaboramos este artigo. Nele, apresentaremos 6 dicas para conquistar clientes via internet.

     
    1. Esteja preparado para começar a vender pela internet

    Antes de dar o passo inicial da venda de produtos agrícolas pela internet, é preciso saber o que está por trás de um e-commerce, sendo preciso entender quais investimentos são necessários, quem são os parceiros e fornecedores, que tipo de clientes serão atendidos e quais são os concorrentes.

    Para isso, a elaboração de um Plano de Negócios é imprescindível. Nele, são realizadas as pesquisas de mercado, as demandas do consumidor e suas características pessoais (onde eles estão, qual é a idade, grau de instrução, nível de renda, etc).

    Além disso, é importante definir, já no plano de negócios, quais são os produtos agrícolas a serem vendidos e que são desejados pelo mercado. 

     
    1. Escolha um bom nome para a marca

    Agora que já temos um esboço de como o seu negócio se iniciará, chega o momento de escolher uma marca. Este nome precisa ser marcante e de fácil pronúncia/grafia. Para começar, a recomendação é fazer uma lista com nomes relacionados ao nicho do agro.

    A partir das ideias pensadas, é preciso conferir se as marcas estão disponíveis para registro. Isso será importante para criar um site com o nome da sua loja no endereço (domínio), permitindo que a loja seja rapidamente encontrada.

     
    1. Invista no marketing de redes sociais e WhatsApp

    Cada vez mais pessoas estão conectadas às redes sociais, como o Facebook, Instagram e WhatsApp, o que é extremamente positivo para a venda de produtos agrícolas. Estar presente nelas é uma chance de ter mais visibilidade e, inclusive, aumentar as vendas. 

    Por essa razão, investir em ações de marketing nas redes sociais torna-se quase que uma necessidade. Seja através de publicidade paga ou não, é essencial criar conteúdos relevantes, informações sobre seus produtos e sobre o propósito da marca. 

    A dica é: abuse da criatividade e dos recursos disponíveis para gerar engajamento.

     
    1. Crie uma boa experiência de entrega

    Um dos grandes desafios da venda de produtos agrícolas on-line é criar estratégias para proporcionar uma boa experiência ao consumidor. Neste caso, uma boa logística impacta positivamente a taxa de conversão, além de gerar mais vendas. 

    Essa experiência de entrega envolve o prazo e a embalagem que chega ao comprador. Uma dica é oferecer uma experiência de embalagem diferenciada, sendo essa a forma de humanizar o relacionamento com clientes digitais, e será ela a responsável por concretizar a conexão entre a agroempresa e o comprador.

     
    1. Escolha os meios de pagamento

    A definição dos meios de pagamento online é uma parte fundamental na venda de produtos agrícolas pela internet. Afinal, é por meio destes meios de pagamento que o dinheiro vai entrar.

    Por esse motivo, é fundamental escolher aqueles meios de pagamento que ofereçam as melhores opções para o público consumidor, mas também para a loja virtual. Então, uma recomendação é analisar as formas de pagamento preferidas dos seus clientes e as taxas oferecidas por cada opção. 

    Um sistema financeiro com maquininha de cartão, por exemplo, é uma boa opção, pois facilita as vendas, visto que os clientes também prezam pela praticidade. 

     
    1. Pondere a venda de produtos agrícolas em plataformas de compra e venda online

    Uma possibilidade bastante importante para ter sucesso na venda de produtos agrícolas na internet é vender e comprar via plataformas de compra e venda online com foco no agronegócio. 

    Estas plataformas são canais que promovem a venda de quaisquer produtos. Estes podem ser ofertados dentro de um e-commerce 100% pronto e com alto tráfego, dando maior abrangência aos produtos. 

    Estes canais são verdadeiros parceiros de vendas do vendedor, onde qualquer produtor poderá cadastrar seus produtos, recebendo apoio para o processo. E, em alguns canais, até com acesso a treinamentos que podem ajudar a evoluir seus conhecimentos de mercado e vendas, aplicando as melhores estratégias em seu negócio. 

    Um exemplo é a plataforma BIPP. Por meio dela o usuário cria sua própria loja virtual de forma gratuita, podendo interagir com terceiros, como num grande shopping virtual. Vale muito a pena conhecer!

     

    Quer saber mais? Então conheça a BIPP e realize a venda de produtos agrícolas via internet de uma maneira rápida e fácil.


     

Notícias Relacionadas